Modernidade tecnológica – Vamos tirar um “selfie”?

 

Voltando há alguns anos atrás veremos que não só a gente mudou como as coisas em nossa volta também, a cada segundo estamos diante de um clique novo, ou de uma forma de trabalhar que pode facilitar as nossas tarefas e trazer grandes resultados para uma empresa. A tecnologia chegou ao Brasil nos anos 90 com os primeiros computadores mas somente 1993 que ocorreu a primeira conexão a longa distancia estabelecida entre as Capitais de São Paulo e Porto Alegre. Em 1994, estudantes da USP – Universidade de São Paulo criaram centenas de paginas na Internet. Em 95 aconteceu uma das grandes evoluções da sociedade brasileira, os Ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia criaram, por portaria, a figura do provedor de acesso privado a Internet e liberaram a operação comercial no Brasil.

 

 

No ano seguinte, muitos provedores começaram a vender  suas assinaturas de acesso a rede. Os primeiros sites brasileiros que surgiram eram somente de noticias. Depois vieram os de compras, entretenimento e pesquisa.

Assim, a rede nacional começou a crescer e vem evoluindo a cada dia. Para o publico médio o e-mail e as salas de bate-papo (chats) foram dois dos principais carros-chefe para a popularização da Internet. E desde então a forma de comunicação entre as pessoas se tornou mais fácil, onde também já podia compartilhar arquivos de diversas plataformas. Nesse campo, alias, os chats permitiram uma inovação nos relacionamentos, as pessoas passaram a se conhecer pela Internet para depois marcar encontros na vida real. Em 1999, o numero já era bem maior de pessoas conectadas. Segundo uma pesquisa do Ibope o país contava com 7,68 milhões usuários de Internet em 2002. Hoje, o país ultrapassou os mais de 30 milhões de indivíduos com acesso direto a rede. Ou seja, é muita gente conectada e sem deixar de falar dos idosos que também entraram nesta estatística. 

Mas tudo o que pode nos favorecer, pode ser fazer um mal danado…Se a tecnologia foi criada para facilitar a comunicação entre as pessoas, porque também tem os seus malefícios? Veja bem, eu sempre ouvi dizer que tudo que é exagerado pode fazer mal, e é verdade. Hoje as famílias estão tendo menos tempo para o dialogo, sentar na mesa conversar contar um pouco do seu dia, ou combinar de sair para o cinema com os amigos, crianças correndo no parque brincando com seus colegas. É uma luta da era moderna que os especialistas em mente humana que alertam: a tecnologia deve ser sempre uma ferramenta de auxilio mas não uma prisão cibernética em que cada um fica no seu canto ao redor de uma mesa e ninguém conversa, silêncio total. Até parece exagero o que estou dizendo mas é a pura realidade que vivemos atualmente. As vezes é bom a gente se desligar um pouco do tablet, celular, computador e olhar quem esta ao nosso lado, bater papo, sair, ver o sol e tudo mais, se não me falha a memoria já foi comentado em outros artigos sobre este problema. Um outro alerta também são os golpes e ataques seja eles racistas, ou outro tipo de ataque, no Brasil já existe uma lei especifica para estes crimes.

 

 

Mas se colocarmos um limite em tudo isso, com certeza podemos viver sempre em união seja com ou sem Internet.

 

 

 

 

 

Curtiu?Compartilhe com amigos, família, e tantas outras pessoas e até mais!

 

 

 

 

Flavia Suano de Carvalho

Formada em Administração de Empresas

Membro do Ideiando.com

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Nome *
Email *
Site