Sustentabilidade Ambiental: Conceito, desenvolvimento e proteção.

 Muito se fala e questiona sobre a sustentabilidade ambiental e esta bandeira vem ganhando força a cada dia, mas ainda tem muito o que ser feito para que possamos viver em um mundo sustentável. Afinal o que é ser sustentável?
É aproveitar tudo o que já temos e modificar em algo diferente sem comprometer  a natureza e as futuras gerações. Criar o novo, mas pensando na reciclagem destes materiais que poderão servir para outras finalidades.
O objetivo de todas as ações que garantam a sustentabilidade ambiental é  principalmente preservar o meio ambiente e ainda garantir o desenvolvimento dele. 
Através do uso inteligente dos recursos naturais, garantindo que estes não sejam afetados por efeitos químicos ou degradantes.
Tendo também a capacidade de manter o ambiente natural viável à manutenção das condições de vida para as pessoas e outras espécies. Alguns desses exemplos que podemos colocar é a sua aplicação que pode ser feita em diversos níveis: a adoção de fonte de energias limpas está entre as preocupações centrais, algumas empresas tem desenvolvidos projetos de sustentabilidade voltando-se para aproveitamento do gás liberado em aterros sanitários, dando energia para populações que habitam proximamente a esses locais.
Outro exemplo está em empresas, como algumas brasileiras de cosméticos, que objetivam a extração 100% renováveis de seus produtos.  

A sustentabilidade do meio ambiente deve sempre ser a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo que necessite de recursos naturais para sobreviver.

E isso é um fato que não admite contestação. Incorporar a premissa de respeito à natureza e do uso sustentável dos recursos naturais, deve ser um trabalho a todo instante frente às populações que habitam ou que trabalham nos campos e áreas rurais.

Manter a biodiversidade local e evitar a erosão que destrói as áreas cultiváveis, além de ser economicamente viável, representa manter, por muito mais tempo, a terra em condições de gerar riquezas e de prover o sustento das populações que dela dependem.

Reciclar deve ser encarado não como custo ou gasto “a mais”; mas sim como uma excelente oportunidade de gerar toda ou parte da energia necessária para executar as atividades econômicas a que se propõem e também como fonte de fertilizantes baratos e totalmente gratuitos o que sem dúvida alguma, representará um salto na lucratividade de qualquer propriedade rural.

Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é ter a certeza que a fome, a pobreza e a miséria estarão afastadas definitivamente e, com isso, eliminando a dura realidade que força as pessoas a praticar a exploração predatória dos recursos disponíveis em determinadas áreas. 

Promover nas comunidades rurais o pensamento de que essa é a única forma viável de manter suas atividades econômicas em condições de gerar riquezas por muito mais tempo e de forma continuada. Um grande desafio para os governos e organizações ambientais dos tempos atuais.

O oposto disso é o aquecimento global e o desequilíbrio que provoca a aparição de pragas e de catástrofes climáticas passam com toda certeza pelo desrespeito e por más práticas em relação ao meio ambiente e aos processos adotados em nossas lavouras e criações.

 

 

 

“A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.”

Nagib Anderáos Neto

Engenheiro e escritor

Formada em Administração de   Empresas
Membro do Ideiando.com

2 comentários sobre “Sustentabilidade Ambiental: Conceito, desenvolvimento e proteção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *