Etnias do Brasil *Por Flavia Suano de Carvalho

Acredito que não existe um país no mundo que seja tão miscigenado como o Brasil e é bonito de se ver essa mistura entre as etnias. Voltando ao passado o Brasil já era colonizado pelos indígenas e a partir daí começou a ser povoado pelos portugueses,  que vieram  a fim de explorar as riquezas da colônia e com eles trouxeram os negros africanos para trabalhar na produção do açúcar a partir do século XVI, sendo assim o país também foi atraído por outros povos vindos da Asia e Oriente Médio. 

Toda ideia de raça e todas as etnias representam fatos históricos e políticos. A existência de uma etnia é um processo social, econômico, cultural, político e intelectual.

As bases iniciais da formação começa em meados dos  séculos 16 e 17, os bandeirantes representavam a rica miscigenação entre europeus, indígenas e africanos, e dilataram as fronteiras do país na luta contra o império espanhol, sendo também um produto essencialmente brasileiro, síntese de múltiplas miscigenações.

O processo de formação da etnia brasileira continua em evolução, crescendo e se fortalecendo ao longo dos séculos.

Com a Independência, o Brasil adota o jus soli, um generoso processo de recepção e absorção de novos migrantes e seus filhos à sociedade nacional já iniciada, com um Estado nacional, língua nacional, cultura e valores próprios.

A etnia brasileira, naquela época já  lutava contra ameaças e inimigos variados da ordem e inimigos da sociedade brasileira miscigenada. No século 20 a etnia brasileira soube se defender das ameaças e agressões do nazifascismo.

Na conjuntura da Segunda Guerra Mundial foi bem conduzida uma campanha de nacionalização para integrar plenamente as comunidades migrantes ao conjunto nacional.  A nossa miscigenação, histórica ou consensual ao longo de mais de 500 anos, foi um dos fatores centrais para a existência do Brasil.

Com isso houve uma Composição Étnica do Brasil sendo que um dos traços mais característicos da composição étnica da população brasileira é a enorme variedade de tipos, resultante de uma intensa miscigenação que se iniciou junto com a nossa história.

A mistura desses três grupos étnicos básicos, que foi relativamente rápida, resultou em mestiços como o caboclo (filho de pais das etnias indígena e branca), o mulato (filho de pais das etnias negra e branca) e o cafuzo (filho de pais das etnias indígena e negra).

Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

Um país que deve ser cada vez maior e mais justo para todos, sempre com o esforço e a dedicação de todos.

O Índio, O Negro, O Branco . Etnias. Raça Humana.

São pessoas unidas pela pela Fé, pela coragem.
São seres que lutam, que buscam o crescimento na vida.
Não existe diferença, são pessoas com mesma essência.
Tem os mesmos anseios, vivem as mesmas situações.
Tem coração, unidos , uma nação!
Humanidade, cativadora,batalhadora!
São unidas as etnias  e não devem serem tratadas com diferenças!
O respeito deve ser conservador , os valores, a dignidade de um povo Cultural!
A conquista de um povo , as lutas é validada quando existe a consciência de
que todos nós somos iguais , e que todo o povo deve ser respeitado com humanidade!
Porque somos humanos de coração e de  consciência humana!
 
Adaildes Alves Moreira
Graduada em Letras/Licenciatura, pela Faculdade “Fortium”DF, em 2014 Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional Pelo Instituto Profissional IDECAPGraduada em Letras/Licenciatura, pela Faculdade “Fortium”DF, em 2014 Pós-Graduada em Gestão e Orientação Educacional Pelo Instituto Profissional IDECAP

 

 

 

 

Flavia Suano

Formada em Administração de Empresas

Membro Ideiando.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *